quinta-feira, 24 de junho de 2010

Por que a Tecnologia Fascina? Por que a Internet Fascina? Parte I

Vivemos numa sociedade do Conhecimento que disputa espaço com a sociedade da Informação. Sim, pois apesar de tantos apelos e tantas fontes disponíveis, nos deparamos com a dúvida: o que é realmente útil e de construtivo na formação do ser digital?
Nesta primeira parte deste ensaio, tento entender que: não vivemos mais sem a tecnologia. Diversos setores da nossa sociedade, incluindo o Estado, se abastecem da dependência das facilidades e agilidades da tecnologia. Nunca antes o homem foi tão ativo e proativo na consturção de seu conhecimento.
Se levarmos em conta um "simples" sistema WIKI, vamos ter a real noção do que está se transformando a sociedade digital. Um sistema colaborativo que prima pela coletividade é um exemplo nato de que a democracia do conhecimento e por direito está sendo implementada, mesmo que de forma letárgica.
Coletividade e colaboração! A Wikipedia, o mais ilustre exemplo é uma fonte inesgotável de conhecimento dinâmico e em constante mutação e amplição.
Nunca antes a história foi construída pela coletividade. A construção da história, transcendeu o próprio conceito de história, o homem acessa e intervém no presente, mudando o futuro e a contemporaneidade de forma rápida e ativa.
Coletividade, palavra que determina uma linha infinita de conhecimentos. Tal como observa Pierre Lévy(1994). "A inteligência coletiva visa menos domínio de si por intermédio das comunidades humanas que a um abandono essencial que diz respeito à idéia de identidade, aos mecanismos de dominação e de desencadeamento dos conflitos, ao desbloqueio de uma comunicação confiscada, a voltar a trocar entre si pensamentos isolados."
O sujeito hoje, tem em mãos a possibilidade de compartilhar seus anseios, sua dúvidas e opiniões através de blog e/ou sites de relacionamentos. A produção textual nunca foi tão volumosa, mesmo que as vezes, carente de qualidade, mas produtiva, pois cada ser torna-se autor de sua própria biografia, alterando a imagem de si mesmo, brincando com sua auto estima, seus desejos, objetivos e "edita" as suas concepções.
Compartilha, colabora e intervém em produções visuais e audio-visuais, utilizando-se de ferramentas gratuitas para a publicação de si mesmo. Torna-se celebridade de seu contexto.
Continua....


* livro da citação: A Inteligência Coletiva - Pierre Lévy (1994)

Nenhum comentário:

Postar um comentário