segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O Contexto da Autonomia na Educação


Sem precedentes e sem referências, estamos vivendo uma nova estrutura social ao mesmo tempo em que a mesma se constrói. Partindo da realidade em que todos estamos conectados, visualizamos um mundo total e global em todos os setores da humanidade.
Métodos do Construtivismo de Vygotsky se reconstroem a partir da autonomia de cada indivíduo e, carregam para a sala de aula uma nova proposta pedagógica onde só o educador não estabelece mais o que deve ser aprendido. Se Vygotsky já definia que os signos e a linguagem simbólica do homem estabeleciam relações de conhecimento através da interação com a realidade, hoje em dia, esta realidade torna-se muito mais do que coadjuvante da construção do conhecimento. A realidade contemporânea trata de símbolos como ícones tanto no mundo real, quanto no mundo virtual fazendo com que ambos se interponham na vida diária. Estes símbolos e ícones tornam-se signos vivenciados em mundo totalmente compartilhado e coletivo. Todas as constatações transformam-se em fatos, em informações levadas para dentro de uma sala de aula.
O currículo formal desenvolvido em escolas e academias quase perde sua funcionalidade diante das informações disponíveis na grande rede, pois o educando ascende a novos meios exploratórios de conhecimento, como a Internet.
A autonomia da informação nem sempre se transforma em conhecimento, pois este educando, ao acessar o que lhe interessa se satisfaz com a superficialidade, não avança, não aprofunda, bastando-lhe as informações limitadas que a um primeiro olhar ele assimila. Mesmo com estas poucas "idéias", ainda ouso afirmar que o método do construtivismo se transformou e, pelo despreparo docente e, consequentemente das instituições com seus currículos; o "construtivismo" entra em sala de aula pelo lado inverso: somente pelo lado do aluno, por suas informações superficiais que são tratadas como totalitárias a partir do uso sem conscientização da tecnologia.
A Educação Tradicional necessita refletir para a transformação de uma Educação Multidirecional. O currículo precisa ser transformado, as escolas necessitam abraçar a importância da conscientização da tecnologia na aplicação diária do educando, não só como forma de conteúdo, mas também como postura de vida. Itens pontuais de utilização da tecnologia precisam entrar nos currículos escolares e acadêmicos.
As reformas educativas não mergulham no Digital, somente "brincam" com recursos superficias que acabam por gerar vícios no trato pedagógico. Descartam a importância de conceitos de Democracia e Coletividade, limitam-se ao que ocorre localmente e dentro de uma sala de aula, de preferência ainda, ao conhecimento arcaico de determinados educadores que ainda se assumem como detentores de uma verdade única.
Somente após a conscientização de que todos estamos dentro de um mesmo contexto, é que poderemos analisar novas formas eficientes de construirmos e adequarmos a Reforma Educativa ao micro habitat que pertencemos. Somemente após conhecermos os novos símbolos e signos de nossa aldeia global é que encontraremos as repostas para a educação em tempo de globalização digital.


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A imagem acima inserida, salvei do website: http://www.cybergeography.org
Exibe em tempo real o mapa do novo território informacional, ou seja, estamos SEMPRE conectados!

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