terça-feira, 3 de agosto de 2010

Informações que não se transformam em conhecimento


Nas últimas semanas ficamos sabendo como trabalha a mente sobre a inclusão digital. Fatos que ocorreram que só reforçaram o que penso! A inclusão digital é um fato. O custo dos equipamentos de informática estão baixando (ou nós que estamos com mais poder aquisitivo, sei lá), mas enfim: a Internet que chega em locais ermos, por meio do 3G, ou mesmo por outras conexões.
Onde quero chegar?
Primeiro foi a história da tal esposa que pediu para que alguém filmasse a sua briga com a suposta amante do marido, depois, a referida esposa ofendida, postou o vídeo no Orkut (lê-se YouTube) para disponibilizar em seu perfil, achando que somente seus amigos iriam ver (he he he - santa ingenuidade).
Segundo foi o caso do casal de adolescentes aqui da região metropolitana de Porto Alegre, que fizeram sexo via TwitCam, achando também que poucos veriam e, o pior, achando que não seriam encontrados; novamente: santa ingenuidade!
Terceiro, o caso de outra adolescente que praticou um início de streaptease na frente de uma TwitCam...... ingenuidade!
Quarto!! As ridículas cenas protagonizadas pelos "meninos" do Santos (TwitCam também), onde se viu realmente quem são! Analfabetos funcionais, digitais, morais, intelectuais, etc.
Como estamos, querendo ou não, assistindo a democratização do acesso as tecnologias, torno a ser repetitiva ao mencionar que a sociedade não sabe usar a tecnologia, ou melhor, não conhece o uso consciente da mesma.
De um lado, visualizamos um povo que se deslumbra com a tecnologia, acessa, usufrui achando que possui total autonomia! Só que esta autonomia está inserida em uma sociedade que luta para manter a ética (mínima que seja, mas essencial para o convívio entre homens); em outro ponto, temos a família, ou melhor, os pais, para ser direta mesmo! Que não educam, não conversam e não vigiam o que seus filhos fazem; acham que se os mesmo estão em seus quartos, estão seguros! Esquecem que o computador é uma janela para o mundo bilateral!!!
Outro lado ainda, é daqueles que dominam a tecnologia (até certo ponto, pois ela está longe de ser definitiva), estes, se investem de tal arrogância, que mais parecem uns pavões, com suas caudas que resplandecem de novas linguagens de programação, novas tendências midiáticas, novos componentes eletrônicos, novas informações; que se acham por demais acima do resto do povo e são incapazes de compartilhar e colaborar com aquele que necessita do conhecimento da informação!
Onde está a informação precisa estar o conhecimento de como usá-la, do contrário, assistiremos de camarote mais destas pérolas da sociedade digital que presenciamos nas últimas semanas. :)

----------------------------------------------------------------------------------

Link muito interessante para quem deseja dicas do uso consciente da Internet :)
Uso Consciente da Internt

Nenhum comentário:

Postar um comentário