Acima de todas as tendências educacionais atuais, que tentam lutar bravamente contra a crise social que adquire contornos globais há muito tempo, precisamos, como Ser tomar consciência de qual papel precisamos assumir na contextualização educacional.
Se analiso toda a estrutura social, não posso deixar de lado a evolução do homem com um ser digital.
Primeiro: Qual o nosso lugar na sociedade atual?
De acordo com Castells (2000),
primeiro precisamos entender o Paradigma da Tecnologia da Informação, pois o mesmo ajudará a organizar a essência da transformação tecnológica atual à medida que ela interage com a economia e a sociedade.
Na verdade, este paradigma é a construção de um modelo que está em constante transformação.
Castells defende aspectos que determinam uma convergência tecnológica que gostaria de compartilhar:
1º - A informação é a matéria-prima: são tecnologias para agir sobre a informação;2º - A penetrabilidade dos efeitos das novas tecnologias, ou seja, como a informação é uma parte integral de toda a atividade humana, todos os processos de nossa existência individual e coletiva são diretamente moldados pelo novo meio tecnológico;3º - A lógica de redes que determina que sua própria morfologia se adapte constantemente ao desenvolvimento do poder de criação e mutação;4º - A flexibilidade da rede. Reconfiguração e fluidez organizacional da sociedade;5º - Crescente convergência das tecnologias específicas para um sistema altamente integrado, no qual trajetórias tecnológicas antigas ficam literalmente impossíveis de se dinstinguir em separado;
É muito complexo pensarmos que estamos realmente ambientados no contexto global da Sociedade do Conhecimento. Penso que o homem, antes precisa entender a sua própria indentidade, reconhecer-se como parte social e cultural do meio em que vive e, este meio, atualmente, envolve a aldeia global. Envolve o sistema econômico, pois o mesmo age sobre a sociedade; envolve o sistema do Estado, pois o mesmo possui o poder de replicar políticas públicas que orientam a inclusão em uma Sociedade do Conhecimento; envolve o Sistema Social, pois é uma estrutura que opera de forma hierárquica na aplicação de relação entre identidades e afetividade e, por fim a Educação que precisa aliar o capital humano na busca e consolidação da ruptura do paradigma tradicional para a construção de um modelo adequado a nossa sociedade.
2º - Qual o papel do professor na Sociedade da Informação?
O professor como educador em excelência, precisa APRENDER A APRENDER, reestruturar seus conceitos e trabalhar como verdadeiro mediador dos recursos e informações disponíveis em qualquer local. Ele precisa adequar-se aos novos métodos de educação. Precisa questionar-se para definir que tipo de cidadão deseja assumir para si, para, a partir desta constatação, saber qual o cidadão que deseja formar. De acordo com Coutinho(2007):
Os cidadãos do século XXI precisam de estar preparados para acompanhar o ritmo das transformações e para se adaptarem à mudança o que implica saber identificar os melhores métodos de ensino e aprendizagem, saber aceder e partilhar a informação e saber trabalhar em equipa: essas serão as chaves do sucesso na sociedade em rede.
Talvez na minha concepção simplista, veja o professor como peça chave e importante da transformação atual da sociedade. Talvez esteja depositando uma responsabilidade assustadora nesta categoria que, infelizmente, não trabalha sozinha e o resultado de seu trabalho é por muitas vezes "assombrado e esmagado" por governos incapazes de ver a sua real importância. Acredito, mesmo que a sociedade não aceite o papel primordial do professor na construção de uma sociedade do conhecimento, que ele é o ponto em comum em todas as civilizações do nosso planeta. O professor é disseminador das informações; é ele que se prepara para conseguir transformar a informação em conhecimento; é ele quem pode conscientizar o uso da tecnologia dentro da sala de aula.
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Referências Citadas:
CASTELLS, Manuel (2000). A sociedade em rede. Vol. 1. São Paulo, Paz e Terra. 11ª Edição
COUTINHO, Clara P. Tecnologia Educativa e Currículo: caminhos que se cruzam ou se bifurcam? - VII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES - (III Colóquio Luso-Brasileiro) Globalização e (des)igualdades: os desafios curriculares, Universidade do Minho (Braga)–Portugal-9, 10 e 11 de Fevereiro de 2006, disponível online:
COUTINHO, Clara P.; BOTTENTUITT, João Batista Jr., A Educação a distância para a formação ao longo da vida na sociedade do conhecimento - Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A.Coruña/Universidade da Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. ISSN: 1138-1663 – 2007, disponível online: <>
COUTINHO, Clara P. Tecnologia Educativa e Currículo: caminhos que se cruzam ou se bifurcam? - VII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES - (III Colóquio Luso-Brasileiro) Globalização e (des)igualdades: os desafios curriculares, Universidade do Minho (Braga)–Portugal-9, 10 e 11 de Fevereiro de 2006, disponível online:
COUTINHO, Clara P.; BOTTENTUITT, João Batista Jr., A Educação a distância para a formação ao longo da vida na sociedade do conhecimento - Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A.Coruña/Universidade da Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. ISSN: 1138-1663 – 2007, disponível online: <>
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